Transição de carreira – O que fazer?

Transição de carreira! Você tem pensando nisso?
Tenho ouvido tanto esses comentários que resolvi colocar aqui no Blog algo que pudesse agregar para quem está vivendo esse momento ou pelo menos pensando em estar futuramente.
Se você já foi, já pulou no mar das adversidades em busca de uma nova carreira, espero que tenha se preparado financeiramente para isso. De verdade amigo(a) leitor(a), a vida com planejamento facilita muita coisa, e quando falo de planejamento, é para TUDO! Tudo o que for possível planejar.
Vejamos alguns pontos que eu como um exemplo vivo passei no momento da transição e que precisam ser levantados para que você possa passar por essa fase e sobreviver:

  1. Tenha uma reserva financeira de no mínimo 1 ano ou até mais (2, 3 anos seria o ideal) dependendo do período de preparo para sua nova carreira ou negócio, lembrando que essa reserva é para suas despesas pessoais familiar, não do seu negocio, são cálculos a parte.
  2. Tenha em mente que se você não for solteiro, sua família precisa estar engajado com você nessa, mantenha-os envolvidos dos seus planos, isso vai te ajudar mais a frente.
  3. Ainda sobre a família, a ideia aqui é trabalhar por eliminatórias, se você tem uma grana para o período de transição e sua família está ciente e do seu lado, fica muito mais fácil das coisas darem certo.
  4. Essa fase trarão dificuldades no decorrer do caminho, virão momentos em que desistir parece ser o mais fácil, e é! Então, ser forte e equilibrado é um dos pilares para continuar a jornada (entende o porquê da família estar junto com você nessa é muito do que você vai precisar?).
  5. Tenha um mentor, alguém que veja o que você está buscando com olhar profissional e experiente. Aqui pode ser uma referência no negócio, um especialista, alguém que já deu certo e olhe externamente com mais amplitude que você.
  6. Esteja ciente que haverão pessoas que te amam que irão te desanimar em alguns momentos. Não é fácil ver quem amamos passando por momentos desafiadores, com isso você vai ouvir muitas vezes: “você não nasceu para isso!”, “pare de gastar seu tempo, não tá vendo que não funciona!” “Tá na hora de procurar um emprego”…você vai precisar ficar surdo nesses momentos se não quiser desistir…
  7. Ouça conselhos apenas de quem já conseguiu, ouvir de pessoas que nunca tentaram nada na vida, vai te deixar no mesmo lugar que elas.
  8. Planeje todos os passos, registre todas as despesas do percurso, mantenha suas finanças pessoais sob controle e a risca, auto conhecimento financeiro te garante fôlego durante toda jornada.

Se o seus objetivos do negócio ou carreira e sua vida financeira já estiverem definidas e claras em paralelo, a possibilidade de sucesso é muito maior!
O que quero deixar como forma de agregar para você é que é preciso ter um plano de ataque tanto para um quanto para outro.
Como mencionei antes, as adversidades serão muitas, mas se você trabalhar por eliminatórias nas partes que envolvem dinheiro x emocional, vai sobrar mais tempo e cuca fresca para o que de fato interessa!!!
Te desejo sucesso no processo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *