INVESTIMENTOS – 7 DICAS PRA QUEM QUER COMEÇAR

Um assunto que me interessa demais particularmente é $Investimento$.

E eu ouso a dizer que a você também! Ainda mais nesse momento onde todo mundo fala sobre isso! Falo dos vídeos através de diversos canais no youtube, especuladores, corretoras, bancos, redes sociais…

O que é muito bom! Significa que deixou de ser um tema distante da nossa realidade, PORÉM, também significa que é necessário conhecer melhor e estar ciente de que pode te trazer uma experiencia inicial ruim no mercado financeiro, e vamos combinar, não por culpa do mercado, mas por ausência de conhecimento seu sobre ele!

Levantei esse assunto aqui por que gostaria de lhe alertar sobre alguns aspectos importantes que você deve se atentar ao escolher dar esse passo:

 1.Estude o assunto. Leia sobre como funciona o mundo dos investimentos. Não compre um produto por impulso e acredite, você vai encontrar profissionais que vão tentar te levar a fazer isso. Esteja preparado, assim você pode discutir sobre as propostas, os riscos e avaliar cada uma delas tendo em mente que você está apto a procurar o que é melhor pra VOCÊ! Se você não tem tempo para estudar, entenda o básico sobre renda fixa e ações, entenda diferencia-las para começar a entender seus riscos, mas não vá só pela opinião do seu assessor, seu amigo, corretoras, internet…tem produtos nas prateleiras que ninguém merece comprar, é sério!

2.Descubra seu perfil, não aplique em ações ou alguns tipos de renda fixa antes de conhecer o tipo de risco que você suportaria e quanto $$$ poderia perder.

Entenda que descobrindo seu perfil, você saberá exatamente se está pronto a ter maior rentabilidade com maiores riscos ou menor rentabilidade com menores riscos. Há opção para todos os investidores, não entre em pânico!

Nesse site você consegue fazer o teste de perfil de investidor: http://www.perfildoinvestidor.com.br/

3.Tenha consciência que todo investimento para ser rentável leva tempo, então, se estiver pensando em investir um valor que precisará no próximo mês para pagar uma conta, por exemplo, melhor não arriscar! Afinal de contas, a rentabilidade que você vier a ter no curto prazo, pode não superar o que você pode pagar de IR, corretagem, taxa administrativa…

4.Reserva de emergência, são para emergências, então mantenha esse valor numa aplicação de liquidez e com menor risco possível. Uma opção onde você consiga resgatar no mesmo dia ou em 1 no máximo, mesmo que a rentabilidade seja menor, porém, com saque garantido!

5.Se você estiver endividado(a), cheque antes de se aventurar no mundo dos investimentos se a aplicação que você tem almejado tem a taxa de rentabilidade maior que a taxa de juros da dívida que você possui. Se esse não for o caso, procure quitar as dívidas primeiro, investir agora pode não ser a melhor decisão e sim um atraso de vida. Já imaginou você pegar toda sua rentabilidade pra pagar os juros das dívidas atrasadas? Não rola né…

Ainda sobre dívidas, nada impede que você seja um investidor e possua dívidas a quitar, porém, use a lógica e reavalie se não seria mais vantajoso você quitar ou renegocia-las para que num futuro próximo possa fazer aportes mensais maiores nos seus investimentos preferidos.

6.Comece!!! Como diz um camarada que fala de alta performance “Está com medo, vai com medo mesmo!”

Você pode inclusive começar com aportes pequenos para sentir o gostinho…é melhor que nunca começar! E eu te garanto! Você vai viciar quando vir seu dinheiro crescer!!! Por isso a importância de se ler sobre o assunto antes ou procurar por um profissional ético (sem interesses próprios apenas) que possa te direcionar nesse processo, te entregar conhecimento primeiramente.

7.Planeje – Investimentos a longo prazo fazem parte de planejamentos futuros. Planeje seus objetivos, sejam eles os sonhos, projetos, viagens ou para sua velhice desde agora. Você pode fazer isso com 20 ou com 50 anos…o quanto antes acontecer maior será seu patrimônio e a garantia de uma aposentadoria realmente tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *