Investimentos seguros acima da Taxa Selic, como escolher?

É super comum as pessoas me perguntarem sobre investimentos de alta rentabilidade.

O desafio maior, principalmente esse ano tem sido encontrar bons investimentos que pelo menos se mantenham acima da taxa atual de juros, hoje 2% anual + o IPCA (inflação), hoje também, projeção de agosto, 2,44% anual.

A conta correta a se fazer é exatamente a soma de ambos para identificar se você além de conseguir manter seu poder de compra (inflação), também consegue ter um rendimento (Selic) no final do prazo.

Aí começa o tal do desafio, encontrar performance anual por agora que garanta mais que 5% anual no mínimo. Não se esqueça do I.R no final dessa história.

A poupança se tornou totalmente desinteressante justamente por isso.

Deixa-me te mostrar o motivo da poupança estar descartada para você guardar seu dinheiro:

  • Rendimento anual poupança: 70% da taxa Selic (2,00a.a.) = 1,40 a.a
  • Inflação agosto de 2020 (acumulado de 12 meses) = 2,44 a.a.

Agora calcule comigo:

Rendimento anual de 1,40% – Inflação acumulada de 2,44% = -1,04%

Por mais que, usando o exemplo de 100.000,00 ao ano você veja o rendimento do seu dinheiro sair de 100.000,00 para 101.400,00, esse valor não terá o mesmo poder de compra, estará em deflação!

E então, nesse momento em que você entende isso, provavelmente você terá uma pergunta óbvia em mente: “Se o cenário é tão ruim assim, onde coloco meu dinheiro?”

Se falarmos em Renda Fixa, mesmo com toda as preocupações que nos rondam, ainda existem boas alternativas para quem é conservador.

O Tesouro Direto=> ainda tem suas vantagens, mas é preciso entender quando a taxa de juros começará a subir ou se as coisas manterão como estão por um tempo, porque essas projeções são o que exatamente movem as taxas de rentabilidade que você vê do seu banco ou corretora, por isso existem:

  •  Títulos pré fixados, que garantem rendimento fixo anual, acreditando que a taxa de juros não irá subir o suficiente ou ultrapassar o juros que você contratou
  • Títulos pós fixados, onde você contrata a taxa que irá variar de acordo com as oscilações da taxa de juros futuras, isso, acreditando no aumento das taxas de juros futuras.

LCI/LCA, CRI/CRA, CDB, Debentures => todos são alternativas que para o momento são interessantes no ponto de vista de longuíssimo prazo.

Se você consultar as taxas, vai ver que quanto menor o tempo do vencimento, menor rentabilidade é entregue.

Se atente nesses casos acima alguns pontos:

  • Vencimento do ativo, porque você não pode resgatar antes (*leia o post sobre reserva de emergência)
  • Taxa de rentabilidade anual
  • Confiabilidade do banco ou empresa envolvida

Tirando o CDB, nenhum dos outros exemplos são garantidos pelo órgão FGC no caso de falência. E a garantia é de até 250.000,00, salvo exceção se você tiver contas distribuídas em instituições que somem até 1 milhão.

O universo do investimento é muito grande!

Fora as opções e estratégias em Renda Fixa, ainda existe as em Renda Variável, como Fundos Imobiliários, Fundos de Ações, Multimercados, Ações, Opções, Trader, Swing Trader… uma sopa de letrinhas, não é?

A diferença é que tudo que envolve Renda Variável, requer muito estudo para fazer sozinho ou um profissional da área que possa te orientar.

O risco da Renda Variável é a ausência de estratégia!

Não adianta colocar na bolsa de valores por exemplo, todo o dinheiro que você irá precisar de curto prazo. Imagina você comprando um papel por R$ 50,00 e mês que vem você precisa do dinheiro ele está a R$40,00, faz sentido? Nessa brincadeira você sai no prejuízo. Por isso a importância de se ter reservas com liquidez.

Como um exemplo, imagine você, seu patrimônio financeiro nos meses posteriores a fevereiro de 2020. Nossa bolsa caiu para quase 60.000 mil pontos em questão de dias devido a pandemia. Eu falo de quase 50% do seu dinheiro investido se você tivesse começado no final de 2019.

Você teria estomago para esperar pela recuperação que obviamente aconteceu? Ou sairia no prejuízo por medo do colapso da bolsa?

Você sabia que enquanto o desespero reinava nesse período, muita gente ganhava mais dinheiro ainda? Para alguns, esse período foi de oportunidade, não de pânico!

Tivemos oportunidade de trabalhar com nossos clientes, oferecendo produtos sérios e seguros com rentabilidade histórica, de até 10% mensal? Acha impossível? Acredite, dá para ganhar dinheiro com profissionais experientes!

Para isso existem as estratégias que acompanham a volatilidade da bolsa, e nós aproveitamos as oportunidades, através de técnicas, profissionais super qualificados que buscam essa performance em todos os momentos e em várias estratégias, e sem o medo de sair no prejuízo😉

 

Entende a importância de uma Planejamento Financeiro agora?

Encontrar agulha no palheiro é uma função de quem já faz isso no mercado.

 

Até o próximo post!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *